O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza a Resolução CFP nº 11/2012 sobre atendimento psicológico on-line e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância. A nova norma amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por tecnologias da informação e comunicação, mantendo as exigências previstas na profissão e vinculado ao cadastro individual e orientação do profissional junto ao CPF.
A decisão de reformular a resolução anterior foi tomada na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) de dezembro de 2017, a partir da demanda da categoria. Na resolução de 2012, revogada pela atual normativa, a prestação de serviços de Psicologia mediado por TICs era vinculado à existência de um site cadastrado. Com a nova resolução, o profissional de Psicologia será responsável pela adequação e pertinência dos métodos e técnicas na prestação de serviços, não havendo necessidade de vinculação a um site e entrará em vigor no dia 14 de novembro de 2018, 180 dias após sua publicação.
O psicólogo poderá oferecer consultas ou atendimentos psicológicos de diferentes tipos por meio das tecnologias da informação e comunicação. Com este cenário, surge um novo mercado com empresas especializadas em atendimento a distância.
OrienteMe
A OrienteMe, plataforma de terapia online disponível para computador, tablet e smartphone, foi criada por três irmãos empreendedores: Daniela Chohfi, Bruno Haidar e Fernanda Maluf. Eles abriram a empresa em setembro de 2017, após o período de um ano de preparação, com a proposta de oferecer “seu terapeuta na palma da sua mão”.
“A saúde mental é tão importante quanto à saúde física. Mas nem todo mundo percebe isso, por ser mais difícil de ser mensurada”, avalia a administradora Daniela Chohfi, cofundadora e CMO da OrienteMe.
Como funciona?
Para conversar sobre ansiedade, autoestima, relacionamentos amorosos, autoconhecimento, estresse, etc, o paciente deve entrar no site www.orienteme.com.br, preencher um breve formulário de perfil e, em seguida, o profissional com perfil mais compatível é conectado a ele. O paciente pode enviar mensagens ao terapeuta sempre que quiser e o profissional responderá todos os dias, entre segunda e sexta-feira.
Os contatos podem ser feitos pelo site ou pelo aplicativo de celular (iOS ou Android). O paciente se comunica com o especialista por mensagens de texto, áudio ou vídeo. O serviço chega a custar metade do preço sugerido de uma terapia presencial e ocorre em um ambiente anônimo e criptografado.
Os interessados podem experimentar a plataforma gratuitamente por três dias. Depois disso, basta escolher um plano: semanal (R$70), duas semanas (R$ 120), um mês (R$ 199) ou três meses (R$ 540).