Um dos pontos a serem observados com atenção na hora de escolher um computador é o processador. É essa peça que irá ser responsável por garantir a velocidade da sua máquina. Os processadores mais buscados são os da Intel, sendo que, há um bom tempo, a diferença de desempenho de um i5 e um i7, por exemplo, eram bem visíveis.
Um dos pontos a serem observados com atenção na hora de escolher um computador é o processador. É essa peça que irá ser responsável por garantir a velocidade da sua máquina. Os processadores mais buscados são os da Intel, sendo que, há um bom tempo, a diferença de desempenho de um i5 e um i7, por exemplo, eram bem visíveis.
Isso acaba fazendo com que muitas pessoas um pouco mais desavisadas acreditem que precisem necessariamente de um notebook com um i7 no lugar de um i5. Neste artigo, você vai entender a diferença entre estes três processadores e qual é o melhor para o seu uso.
Entenda cada um deles
Intel Core i3
São os modelos mais econômicos da linha Core. Eles são indicados para um uso mais mais básico do computador, como acesso a redes sociais, navegador, execução de vídeos e trabalho com pacote Office, por exemplo. A principal vantagem dele, além do valor mais baixo se comparado aos irmãos mais potentes, é o baixo consumo elétrico. Desta forma, a máquina consegue realizar um gerenciamento melhor de energia. Apesar de ser os mais simples da turma, o i3 tem a tecnologia Hyper-Threading, que utiliza os recursos do processador de forma eficiente.
Intel Core i5
Esta é a linha intermediária da Intel Core. O objetivo principal dela é oferecer um desempenho maior ao usuário. Sendo assim, o i5 oferece maior velocidade do clock, que é o indicador da velocidade de um processador. Funciona assim: quanto mais pulsos de clock um processador fizer por segundo, mais rápido ele consegue abrir o Photoshop ou o Chrome, por exemplo. Um destaque dos processadores i5 são a presença da tecnologia Turbo Boost, que é ativada quando o sistema operacional passa a requerer o maior desempenho possível do processador.
Intel Core i7
O mais potente entre os três une a tecnologia Hyper-Threading ao Turbo Boost para oferecer melhor desempenho para quem trabalha com softwares mais avançados e que exigem muito do equipamento.
Diferença entre Intel “U” e “H”
Muitos sabem identificar a geração dos modelos da Intel, mas não sabem o que significa a letra final de seus nomes. Um i7-10750H é diferente de um i7-8565U – mas os dois são um i7. Parece confuso? Você vai entender.
Os notebooks cujos processadores terminam com o sufixo “U” são os mais populares no mercado, já que estão presentes em aparelhos de entrada ou intermediário. A escolha da letra U vem de Ultra Low Voltage (ULV), que indica que aquele processador em questão tem um baixo gasto energético e esquenta menos, então é mais fácil de fazer a refrigeração – no entanto, ele tem desempenho menor.
O processador da série “H” é destinado a máquinas de alto desempenho. O foco delas não é entregar uma boa autonomia de bateria, tampouco temperaturas mais baixas. É por essa razão que eles estão presentes em notebooks e desktops gamer ou profissionais. Para compensar a fama de “esquentadinhos” da série “H”, as máquinas que trazem ele geralmente possuem um sistema de resfriamento bem mais sofisticado para aguentar altas temperaturas. Esta série é mais cara do que a “U”.
Afinal, qual comprar?
Em computadores intermediários, que serão usados principalmente para jogos leves e para trabalho, um Core i5 da série “U” é suficiente. Os i7 “U” são destinados a que deseja um pouco mais de desempenho, mas não quer abrir mão de um gerenciamento melhor de bateria.
Se o seu uso é mais avançado e você pretende utilizar sua máquina para jogos mais complexos ou softwares mais avançados, vale mais a pena investir em um equipamento da série “H” i5 ou i7. Fique atento também a outros detalhes como a placa de vídeo utilizada. Outro ponto para prestar atenção é a geração do processador. Se você pegar um i7 antigo de sétima geração, por exemplo, e comparar com um i5 mais novo de 8ª, o mais velho vai ficar atrás.